domingo, 29 de abril de 2012

Solução caseira de como acabar com o chulé




Colocar num cálice algumas gotas de tintura de ALECRIM e/ou de ALFAZEMA (lavanda), juntar (ou não) as duas tinturas e algumas das outras nas proporções que produzam o aroma que lhe é mais agradável. 
As tinturas de Lavanda ou de Alecrim são básicas para o tratamento e devem ser usadas sempre, separadas, ou em conjunto, ou misturadas com as outras, conforme cada um preferir.
Se quiser acelerar o cura da micose pode juntar também uma ou duas gotas de tintura de cravinho.
-- Juntar, à quantidade de tintura que se vai usar (deve ser o suficiente para aplicar na totalidade dos pés) um pouco de água (menos de metade da quantidade de tintura), mexer com o dedo e aplicar.
Se se preferir um efeito bem hidratante, então deve-se juntar, além da água, igual quantidade de óleo de girassol ou de soja. ou azeite mesmo, e um pouco de óleo para o corpo, ou óleo de bebé. Também pode juntar a um creme ou leite corporal. Mexe-se e fica cremoso, muito agradável.
Este preparado, com as tinturas, um pouquinho de água e os óleos, é excelente para usar como creme hidratante, para todo o corpo, depois do banho e o melhor tratamento que há para a pele e para as rugas
Também é ótimo para acabar com a comichão, impinges, coceira, etc. aplicando a tintura (ou mistura de tinturas) pura.

Ou pode tentar usar este método:


200 ml de álcool comum
2 pedrinhas de cânfora
1 copo de folhas secas de menta ou hortelã

Misture o álcool com as pedrinhas de cânfora
Espere que elas dissolvam totalmente ( demora uns 5 dias ).

Depois, acrescente 1 litro de água fervente às folhas secas de menta ou hortelã, deixe amornar.
Deixe os pés repousarem nessa mistura por 30 minutos.
Seque bem os pés e faça uma massagem entre os dedos com álcool canforado.

Outros cuidados a ter:
-- Lavar os pés sempre que se muda de calçado (ou, pelo menos, duas vezes ao dia), juntando umas gotinhas de água oxigenada à água onde se lavam os pés. Depois da lavagem seca-se e aplica-se o preparado da alínea anterior, nos pés, massajando bem. Não secar depois, deixar assim mesmo que seca rapidinho.
-- O calçado deve ser lavado todos os dias, se isso for possível, ou então limpo por dentro, passando com um algodão (ou paninho) molhado em água oxigenada, primeiro, e depois com a mesma mistura das tinturas, mas sem água, azeite ou óleo.



Também pode usar só a água oxigenada, mas o efeito não é tão espectacular nem tão agradável. Na verdade até prejudica a hidratação dos pés…
Fazendo, com persistência, este tratamento que aqui se descreve, consegue acabar com o chulé em poucos dias. Depois é só fazer a manutenção: usar o tratamento 3 ou 4 vezes por semana, no mínimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário